9. No movimento estudantil

foto tirada no Congresso da UBES de 12 a 17 de nov. 97
Vimos na foto acima a galera da União Municipal dos Estudantes Secundaristas de Aracaju - Umesa e a galera da União Municipal dos Estudantes de Laranjeiras. Obs: essa foto foi tirada no Congresso da UBES em Juiz de Fora - Minas Gerais que aconteceu entre os dias 12 a 17 de novembro de 1997
Por incrível que pareça todos nós quando começamos algo, começamos de baixo pra cima para que dê tudo certo. Comigo foi ao contrário, comecei de cima ou seja, através de meus contatos onde viajava muito para os Estados a fora, estive em diversos encontros estudantis como por exemplo, Congresso da Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas bem como da Une. Fui conhecendo aos poucos cada passo dados nestes encontros e como sempre, gostando cada vez mais! Quando chegava em Laranjeiras mim sentia uma pessoa preparada para fazer o mesmo que tinha presenciado nos encontros. Daí por diante, chegou a vez de Laranjeiras.
foto tirada no Congresso de fundação da UMEL
Essa foto mostra os estudantes e autoridades no Congresso de fundação da União Municipal dos Estudantes de Laranjeiras, que aconteceu no Clube de Laranjeiras, no dia 26 de maio de 1996
Procurei saber se já existia um movimento estudantil na cidade, mas as informações não passam de comentários de que algum dia existiu isso em Laranjeiras. Fui ao cartório procurar por uma Ules – União Laraneirenses dos Estudantes Secundaristas, mas não encontrei nada. Então, estudante da escola estadual do Zizinha Guimarães, fui juntando estudantes para discutir o assunto. Formamos inicialmente alguns grêmios estudantis a exemplo do Grêmio Estudantil da escola do Lourival Batista, depois do Zizinha Guimarães, e em seguida os grêmios do CAIC, Cônego e tantas outras escolas. Em todas eleições que aconteciam nestes grêmios nossa chapa ganhava. Os nomes que dávamos as nossas chapas eram sempre denominadas de Revolução. Após isso e com os grêmios já organizados, em 1996 fundamos em um Congresso, a União Municipal dos Estudantes de Laranjeiras, a famosa UMEL, na qual presidi por vários mandatos.
Esse pessoal abaixo era da União Sergipana dos Estudantes Secundarista - Uses. Carlos Alberto ao lado do presidente César e amigos.
Com o fortalecimento dos grêmios e liderando todos eles, e, nesta época quem votava na eleição da Umel eram os grêmios eu mim saia bem em todas elas. O bom nesta história eram os passeios que fazíamos para as praias, excursões e congressos fora do Estado. Muitos dos jovens que faziam parte do movimento estudantil naquela época até hoje não esqueceram o quanto foi bom participar desses eventos que promovíamos. Todos os estudantes se interessavam e quando tinha eleição era necessário inventar cargos para as diretorias das entidades para agregar todos os estudantes que queriam participar de forma direta e indireta, ou seja, fazendo parte da chapa ou não.
Turminha de Laranjeiras viajando para Minas Gerais
Acima é uma equipe de estudantes de Laranjeiras se dirigindo para um Congresso Nacional em Minas Gerais
O movimento estudantil em Laranjeiras propiciou a muitos jovens o ingresso para a política partidária, uma vez que os políticos candidatos a algum cargo eleitoral no município nos procuravam muito. Muitos deles fizeram parte de assessorias em governos municipais e até hoje tem gente beneficiadas em virtude desse movimento. Alguma pessoa a exemplo de Cal – que está em São Paulo recentemente mandou uma mensagem na qual continha os seguintes termos:
“Olá, como vai meu grande amigo “Tucano" O meu professor de estratégia política, olha, o que aprendi com você no movimento político/estudantil, serviu de base para o meu Desenvolvimento aqui em São Paulo. Obrigado pelos ensinamentos!! Um grande abraço do seu amigo Carlos Cal!.
Galera da Umel, em Laranjeiras no dia da Fundação
Alguns ex-integrantes do movimento estudantil da época mim elogiam ainda hoje por ser quem eles são hoje! A exemplo do que viu, Cal é um grande artística plástico que desempenhava muito bem sua função, mas as oportunidade em nosso Estado eram poucas e o mesmo viu-se obrigado a sair de Laranjeiras. Foi para São Paulo e hoje está fazendo sucessos por lá. É bacharel em administração e tem sua própria empresa. Outras pessoas envolvidos no movimento estudantil da época ainda hoje fazem parte do governo municipal de laranjeiras.
Galera de Laranjeiras na Fundação da UMEL, 26 de maio de 96
 O interessante nessa história é que no passado nenhuma dessas pessoas tinham destaque público antes do movimento estudantil, mas depois dos grêmios estudantis e a Umel muitos foram beneficiados politicamente, inclusive eu. Ô época boa!!!!! Muitos falam hoje!